DIA DA LITERATURA BRASILEIRA – SEMENTE DA PAZ VOL. IV – Jane Rossi





I

Hoje é comemorado o dia da Literatura Brasileira, faz-se necessário parabenizar todos aqueles que com o seu labor fazem da Literatura Brasileira tão pujante e significativa, cabe parabenizar tanto os escritores profissionais, quanto os iniciantes.

Por meu turno, neste Re_Comendo livros, blog de divulgação de Literatura Brasileira e Lusófona, presto a minha homenagem, na forma de resenhas de autores brasileiros e lusófonos a quem tive acesso, e com tenho o prazer de conviver.

Mas, volto-me nesta oportunidade para celebrar a presença da Educadora, Escritora, Divulgadora Cultural de Guarulhos – São Paulo, Prof.ª Jane Rossi, na cena cultural brasileira. Esta iniciativa se baseia no fato de que Jane Rossi, durante uns bons anos, houve por bem dedicar-se a atividade de antologista.

Neste mister fez por editar alguns exemplares da série Alimento da alma, Sementes da paz, fora os seus livros solos...

Tanto uma quanto a outra antologia, prima pela união entre escritores brasileiros advindos de diversos estados do Brasil, escritores profissionais e iniciantes.

Mas, destaco com alegria, Sementes da Paz, Antologia Poética, organizada por Jane Rossi, que agrupa em um tomo, produções poéticas de alunos da rede de ensino de Guarulhos. Trazendo a baila, outros sentires, outras sensações e modos de ver a vida, percebidas por olhares menos embaçados, pela pouca idade que apresentam, mas muito perceptivos e atentos, a despeito da pouca experiência de vida que possuem...

Assim, quão oportuno, pode vir a ser, este registro das atividades literárias de Jane Rossi, neste dia da literatura Brasileira!

Posto que ela enquanto educadora, escritora, antologista, tendo uma visão de futuro, cria o projeto Alimento da Alma, que conclamou poetas e poetisas a darem asas aos próprios trabalhos, e assim, propiciar a eles, trabalhos e autores, uma sensação de perenidade na cena da Literatura Brasileira, quanto a Sementes da Paz, acrescente-se que dão voz a inúmeros pequenos autores, e a amplificam, e as ecoam...

Este projeto Sementes da Paz, é tema de meus próximos comentários, mais precisamente o Semente da Paz vol. IV.

Quanto ao dia da Literatura Brasileira, peço a sua manutenção e posterior valorização, pois um País só se torna grande e pujante, através da memória, da educação, da literatura, dentre outros atributos necessários. De qualquer forma que venha a se constituir grande, um Pais, uma nação, não pode prescindir da experiência, e muito menos da renovação...

Jane Rossi, através de seu trabalho ao longo de anos tem unido os dois; experiência e renovação.



II

SEMENTE DA PAZ VOL. IV – Jane Rossi



Qual o valor de um livro, qual o seu significado?

Venho trazer aos nossos leitores a Antologia Sementes da Paz vol. IV, organizado pela educadora e ativista cultural Jane Rossi, de Guarulhos, SP, que incentiva os alunos da E.E. Odete Fernandes P. Silva a elaborar textos a partir de temas propostos e discutidos em sala de aula, pela Futurama Editora.

Sementes da Paz é um projeto de incentivo a escrita, empreendido com os alunos do ensino médio, na cidade de Guarulhos, nele os alunos são estimulados a pensar sobre temas diversos, atuais, e a partir de sua reflexão a participarem de um livro onde seus trabalhos ecoem ainda mais...

Semente da Paz é um projeto que dá ouvido ao que seus jovens escritores têm a dizer, pois voz todos eles possuem, faltava apenas quem os ouvissem com mais atenção.

Sementes da Paz vol. IV trás em seu bojo trabalhos escolhidos de alunos do ensino médio, abordando o tema da paz!

Tema importante que de toda forma está inserido em seu cotidiano, de uma forma boa e de uma forma má...

Mas como distingui-las? Apenas através da reflexão, da troca de ideias, da disseminação do pensamento, que ecoando, achará em seu caminho possíveis respostas para os dilemas presentes na vida destes jovens escritores... Destas jovens Sementes da Paz! Semente da Paz é um projeto colaborativo de várias mãos, Jane Rossi como coordenadora, os alunos como escritores principais, e padrinhos...

Neste volume estão apadrinhados por vários escritores e poetas presentes na cena literária brasileira, sobre tudo paulista! Este projeto vem também referendado pela secretaria de educação de Guarulhos.

O valor desta obra reside no fato de que não cabe a uma só pessoa ou entidade a responsabilidade do projeto, é comunitário, é participativo, e o seu significado é o de dar ouvidos àqueles que embora tenham voz, necessitavam de melhor audiência!

E o fato de que pareça um projeto “regional”, é um engano, pois as jovens sementes escolhidas para compor as páginas deste vol. IV da Antologia Semente da Paz, muito bem podem representar todas as nossas crianças, os nossos jovens, e mais, podem ser referência e estimulo a outros na busca da reflexão, e na explanação do que lhes cala fundo na alma e no coração!

No mais, o valor e o significado de um livro, de uma obra só o tempo pode aquilatar...

Fica aqui a indicação da Antologia Semente da Paz vol. IV, pelo que é, e pelo que representa, mas, sobretudo pelo que pode significar, senão para todos os participantes do projeto, para alguns deles, senão para alguns dos leitores da obra, no presente e no futuro! Sim, no futuro, pois projetos desta envergadura e importância têm muito que durar!

Semente da Paz já está em sua quarta edição impressa, denotando a relevância de que está revestido, e embora tenha sido criado pela educadora e ativista cultural Jane Rossi, e apoiado pela secretaria de cultura de Guarulhos, e por diversos escritores, é um projeto de todos nós, sociedade, ainda mais quando lutamos pelo melhor para os nossos filhos...

Semente da Paz tem futuro! Semente da Paz é o futuro!

É por estes motivos que neste momento de comemoração referente á Literatura Brasileira decidi sem nenhuma dúvida, começar pelo começo, pela construção da base em que deve ser erguido o nosso por vir!

Através da lembrança do trabalho empreendido por Jane Rossi, que também figura como membro honorário da AGL - Academia Guarulhense de Letras.

E porque o projeto Semente da Paz, acima de tudo é trabalhar a esperança.


Conheça Jane Rossi


Fale com Edvaldo Rosa


Comentários