HERMANDOS POR LAS LETRAS – ANTOLOGIA LATINOAMERICANA III – Willian Rodriguez Guerrero

HERMANADOS POR LAS LETRAS


HERMANDOS POR LAS LETRAS – ANTOLOGIA LATINOAMERICANA III – Willian Rodriguez Guerrero

 

Hoje abro espaço para a celebração da amizade e do congraçamento entre pessoas e povos, através da edição de livros, onde com a participação conjunta, onde os pequenos, futuros grandes autores, podem alcançar uma audiência mais ampla e irrestrita.

Falaremos nesta oportunidade do trabalho empreendido em Cartagena das Índias, pela Agencia Cultural Del Caribe, trazido até a minha pessoa por William Rodriguez Guerrero, nascido na cidade de Holguín, Cuba, engenheiro de sistemas e realizador audiovisual, organizador, dentre outras atividades culturais, do Festival “Hermanados por lãs letras” da Agencia Cultural Del Caribe e Sra. Luz Zuluaga Tinoco, presidente deste festival cultural.

Nas palavras desta presidente, é com grande satisfação que a Agencia Cultural Del caribe apresenta as suas obras, dentro do âmbito do projeto literário e audiovisual “Hermanados por lãs letras”, por ser de caráter corporativo, nascido de um grupo de amantes pelas letras, na busca de responder á necessidade de apoiar uns aos outros que se encontram desejosos de que vivam pela literatura, por ser um sentimento impregnado em suas veias!

Assim, focados na terceira edição , “Hermanados por lãs letras” Antologia Latinoamericana vol. III, percebemos a participação de escritores advindos da Argentina, Brasil, Puerto Rico, Chile, México, Cuba, Colômbia, autores que já apresentam em seus respectivos países uma trajetória literária constante, na busca de uma maior consolidação,

Neste volume estão presentes Lucia Pereyra de Novelli, Argentina, Edvaldo Rosa, Brasil, Julio César Diaz Elguedo, Colombia, Agustin Ramón Serrano Santiesteban, Cuba, Maria Del Socorro Tuirán Rougeon, Colombia, Luz Marina Zuluaga Tinoco, Colombia, William Rodriguez Guerrero, Cuba, Sula Stagnaro, Argentina, Maruzzella Parodi Royo, Chile, Ramón Jesús Alejandro Hernández, México, Lucia Margarita Cruz Rivera, Porto Rico, Gladis María Castro, Colombia, Esmeralda Angélica Arciniegas López, Colombia, e Gloria Edith Ocampo López da Colombia.

Assim, nesta edição em particular, temos uma pequena amostra do pensar e do sentir de poetas e poetisas, escritores latinosamericanos de nossa atualidade.

Estes encontros parecem-me muito salutar, pelo que valoriza os autores presentes, ao passo que possibilita á diversos públicos a terem ciência do que se pensa, do que se sente e se escreve nas diversas paragens latinoamericanas.

Num mundo globalizado, onde todo o conhecimento está baseado na internet, e pelas próprias características dela, são fluidos e rápidos, a elaboração de projetos como esta Antologia Latinoamericana, vol. III, pela Agencia Cultural Del Caribe, faz com que este conhecimento, também pela materialidade do livro, seja mais consistente e palpável. Torneando-se assim tão perene quanto a informação em nuvem, mas com a diferença de que por ser mais concreta, ter volume, sempre estará á vista em uma biblioteca, seja em uma sala particular ou em alguma sala de uma escola, de uma biblioteca pública!

Quanto a mim, a importância de projetos com esta envergadura, aproxima mais, dá a ver outras sensibilidades, que através da antologia, está compactada em um projeto editorial, que visa a um público diferenciado e multifacetado, que propicia que nos conheçamos uns aos outros, diminuindo fronteiras geográficas e culturais.

Que venham outros volumes desta Antologia Latinoamericana, dentro do projeto hermanados por las letras, por se tratar de uma ótima oportunidade para as artes serem difundidas, lembrando as palavras de sua presidente Luz Zuluaga Tinoco, de que este festival, e este projeto é mais do que um livro, do que uma antologia, mas sim, uma iniciativa, que busca render tributo á literatura e fomentar, incentivas o intercâmbio cultural entre a América latina e o mundo.


Comentários