UNIVERSO DA POETISA - Alessandra Brander

Alessandra Brander


UNIVERSO DA POETISA, ANTOLOGIA POÉTICA – Alessandra Brander

 

Em “Poemas Inconjuntos” Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, nos diz que o universo não é uma ideia dele, parece justo, o universo transcende a tudo o que possamos pensar, ainda mais quando o universo é o da poesia!

Caeiro ainda diz que apenas a sua ideia de universo é que é uma ideia dele, assim, o que eu penso sobre o universo, aqui restrito á poesia, é ideia minha... Mas, existem outras maneiras de perceber, enxergar, sentir, e por á mostra este vasto universo poético de que estamos tratando nas páginas deste recomendolivros...

Hoje, por exemplo, lanço o meu olhar para além de minhas fronteiras imediatas, e trago a obra Universo da Poetisa e poetas convidados, Antologia poética, organizada em Olinda – Pernambuco, por Alessandra Brander.

Livro bem acabado, de 214 páginas, que contém poemas vindos de diferentes estados do Brasil, e com grande participação de escritores de Recife.

Assim, a Antologia Poética Universo da Poetisa, cumpre bem a tarefa de difundir e de dar transparência a poetas e poetisas contemporâneas, com vivaz ardor e entusiasmo, o que revigora e oxigena a cena cultural brasileira, ao dar voz á poetas e poetisas que vivem aquém das listas de livros mais vendidos nas livrarias oficiais.  

E esta antologia também põe á mostra, que a despeito da crise livresca no pais, muito se tem produzido, muito se tem feito, carecendo apenas chegar ao conhecimento de um grande público.

Para mim, esta é uma das virtudes de projetos desta ordem...

Outro ponto que me parece positivo, é que a participação em antologias possibilita a escritores de lugares distintos, disputarem a atenção dos olhos de leitores das mais diversas localidades, por vezes até estrangeiras, tendo em vista que algumas antologias são levadas para fora do nosso país, fato que ocorreu também com esta Antologia Poética Universo da Poetisa.

Uma atividade que soma á publicação do livro, é a difusão via internet, de programas áudio visuais por Alessandra Brander, dos poemas e poetas participantes do projeto, e outros que se somam durante as apresentações nas tardes de domingo via Face Book.

Assim, esta indicação de leitura, tem por base o livro em si mesmo, a alusão á atividade dominical de Alessandra Brander, no Face, e a comemoração de oito anos de existência deste projeto literário e cultural Universo da Poetisa, nascido, e mantido vivo a partir de Olinda – PE.

É a voz do Brasil se fazendo ouvir ao ecoar pelas redes sociais, um Brasil por vezes esquecido, maltratado, mas que existe e que insiste em reverberar...

Neste tomo, muito bem cuidado por Cema Lins e Abby, em que também faço parte, levando a poesia de São Paulo ao publico desta antologia, temos um pouco de tudo, poesias líricas, sociais, advindas da sensibilidade de cinquenta escritores, muito especiais...

Tendo Caeiro uma opinião tão unanime, ouso dizer que ele tem razão... O universo, neste caso poético, de Alessandra Brander, descortinado pela visão no decorrer dos últimos oito anos, é no mínimo muito lindo... E também muito feminino, sensível e sensual!

E das vozes que evolam pelo ar, nos Saraus de poesias, trago a da própria coordenadora deste projeto que desejo seja longevo:

“Se eu não fosse poesia eu seria solidão... Não por me sentir sozinha, mas pela necessidade de ter sempre um encontro comigo mesma.”

E poesia não é também isto, um grito na solidão, uma procura de si mesmo, um ver através dos olhos de outros que não estamos sós nesta vastidão do universo real, que é segundo Caeiro apenas real e não pensado.

E este Universo da Poetisa, tem fôlego para se tornar um projeto perene, pois segundo a própria autora, é um projeto de pura reconstrução, pois só reconstruindo sonhos adormecidos, abrindo o espaço para receber o novo, acreditando no inacreditável é que assim fazemos acontecer.
 

Comentários

Postar um comentário

Seja muito bem-vindo(a), a sua opinião é muito importante!