REVISTA CABEÇA ATIVA – Coord. Cláudia Brino / Vieira Vivo





REVISTA CABEÇA ATIVA – Coord. Cláudia Brino / Vieira Vivo 

Escrevemos para colocar para fora sentimentos e impressões sobre tudo aquilo que de alguma forma nos impressiona e impacta. 
Assim, a escrita é antes de tudo um testemunho daquilo que enxergamos no mundo, com o viés de por a mostra também nossos desejos de como as coisas do mundo pudessem ser... 
Sei que nesta fase inicial da escrita, pessoal e quase totalmente biográfica podemos criar textos com qualidades literárias ainda em estado de latência, mas mesmo assim, com o decorrer do tempo, com esforço e dedicação poderemos alcançar uma qualidade literária que venha a agradar a outros leitores, além de nós mesmos, e com este esforço e dedicação em algum momento poderemos ser considerados escritores profissionais... – No meu caso em particular foi bem assim... 
Mas, tudo tem um começo... 
No meu caso especifico, além de ser em minha juventude um rato de bibliotecas, pois eu sou do tempo em que íamos ás bibliotecas, pude participar de grupos ligados á difusão literária, em principio foi na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro velho de São Paulo, na Rua Gen. Jardim, 485 na Vila Buarque, e depois fui assíduo frequentador da Biblioteca Mario de Andrade, que fica na Rua da Consolação, 94, em São Paulo. 
Na Biblioteca Monteiro Lobato fiz parte do grupo AJA, que dentre outra atividades mantinha a edição de um fanzine voltado á divulgação de poesias dos membros do grupo... 
Tudo isso lá pelos idos de 1980! 
Os fanzines que publicávamos, eram publicações independentes feitas em mimeógrafos, em preto e branco, ilustrados: “O Berro” (Grupo AJA - Academia Juvenil de Artes, da biblioteca Monteiro Lobato) em 1983/1984 n° 8,10, 13. Posteriormente, minhas letras foram apresentadas pelo fanzine “O Arte_Fato”, ano 2, n° 9 de setembro de 2005, editado pelo poeta Santiago Dias. 
Depois destas publicações fui editado em antologias, livros solos, revistas digitais, dentro do Brasil e no exterior... 
Mas, o fato que levou a lembrança dos meus primeiros passos na publicação de meus trabalhos, e que é o assunto deste Re_Comendo livros é a apresentação da Revista Cabeça Ativa, coordenada por Cláudia Brino e Vieira Vivo, que é a primeira revista temática do litoral sul de São Paulo, reconhecida internacionalmente, como a melhor revista de poesia temática do Brasil pela IWA, editada pela editora Costelas Felinas. 
Faço esta divulgação por acreditar que assim se cumpre o papel desta Re_Comendo livros de indicar, comentar, assuntos ligados á literatura brasileira, com ênfase em novos autores, ou naqueles que estejam fora das listas das grandes editoras. 
E por que um fanzine? Porque mesmo com todo o avanço tecnológico, com o uso maciço da internet, ainda atribuo aos livros físicos grande valor e importância... 
E os fanzines são publicações baratas, acessíveis, e práticas! 
Como não tem a pretensão de serem encarados como livros não possuem os custos inerentes a eles, mas cumprem bem o papel de divulgação da obra dos autores neles apresentados. 
Podem muito bem, ser encarados como mini antologias, ainda mais se forem confeccionados com o esmero e o carinho que este projeto Cabeça Ativa apresenta. 
Por fim, sem nenhum medo de ser anacrônico, apresento um vídeo de apresentação deste projeto Cabeça Ativa, por seus coordenadores... 
Pois na vida, devemos ter sonhos, e ela a vida ter vários caminhos, mas o importante é que escrever é muitas vezes um ato de liberdade! 
- E todo ato de liberdade tem que ser explicitado!


Comentários

  1. Grande amigo, poeta e incentivador da escrita, deixo aqui meu respeito e admiração!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao casal querido que não mede esforços para estar sempre atualizado com a literatura e também dando oportunidade aos que se interessam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja muito bem-vindo(a), a sua opinião é muito importante!