TROFÉU ARTE EM MOVIMENTO - José Pereira

“Muitas vezes quando penso em estar amando me entrego e quando me vejo no espelho da vida, só consigo visualizar um ser poeta e solitário” 

Djalma Pinheiro. 

Este post de nosso Re_Comendo Livros, vem dar ciência da premiação do Trofèu Arte em Movimento, em sua 6° edição, ocorrida em 08/11/2020, na cidade de Guarulhos, organizado por José Pereira de Souza Pereira, conhecido por todos por Zep. 
Este evento foi transmitido initeruptamente pela Web Rádio Black Sampa, apresentando o que há de mais representativo na cena cultural independente do estado de São Paulo, do Brasil, e do exterior. 
Este Re_Comendo livros, sempre antenado com o que há de novo e expressivo na cena cultural teve o prazer de participar da cerimonia convidado pela poeta Eudália Martins, contemplada com o Troféu Arte em Movimento. 
E nesta oportunidade tive o prazer de entrar em contato com pessoas e organizações que colocam de pé os sonhos, os anseios, a visão critica e artistica de grande parcela de nossa população, sentimentos estes, que penso ser a base de nossa Cultura Popular, frente aos desafios punjantes de nossa contemporaneidade! 
Assim, este Troféu Arte em Movimento, valoriza, premia, dá ciência da grande pluralidade cultural existente em nossa sociedade. 
Pluralidade esta, sempre aquém da grande mídia, das grandes livrarias, dos rols de best sellers, que teimam em colocar para escanteio tais produções, tais manifestações, as quais acredito serem de suma importância enquanto manifestações de nosso povo, e de nossa população. 
Penso que devemos sempre, na medida de nossas forças, dar voz a todos aqueles que tem o que falar, tendo em vista que um dos pilares de uma democracia é, antes, dar ouvidos a todos os integrantes de uma sociedade,e mediante este processo de escuta, travar um diálogo que possa abarcar a quem fala, e a quem ouve. 
No mais, este Re_Comendo livros também cumpre a sua missão, auto-imposta é verdade, de dar vazão áqueles produtores culturais, a quem tem acesso, visando uma maior visibilidade, e através desta possam chegar á novas audiências. 
Nesta 6° ediçao do Troféu Arte em Movimento, travamos contato com o escritor, Marcos Cunha,de Mogi Guaçu, SP, que disponibilizou para o nosso conhecimento quatro de seus livros infantis, que após a devida leitura, figurará entre os enfoques literários deste blog de divulgação literária! 
Também ocorreu a homenagem pública à poeta Eudália Martins, que já teve a obra comentada nestas páginas. Cumpre destacar a presença do escritor, poeta, artista plástico Marcos Olavo, e de Sayder Sdr, divulgador cultural, com os quais tivemos um dedinho de prosa mais prolongado. 
Quanto ao prémio recorremos ás palavras do https://www.grupoabcnews.com.br/, que em sua edição de 14/11 destaca: "Neste final de semana (08/11), no município de Guarulhos, no Espaço Val Fest Buffet, às 14h, deu início a maior premiação independente do Brasil, o 6º Troféu Arte em Movimento 2020, que alcança a grande marca de seis anos consecutivos. Projeto elaborado pelo artista plástico José Pereira, mais conhecido como ZEP, iniciais do seu nome de batismo, teve início na cidade Diadema em 2015 e atravessou as fronteiras, não somente dos bairros, cidades, Estados, mas do mundo. 
Desde 2018 o Troféu vem sendo entregue em vários países como: México, Itália, Moçambique, Portugal, Japão entre outros. 
Um evento que nasceu regional, hoje é macro, gigante na sua totalidade. Sem distinção ele foi criado para homenagear artistas de todos estilos e gostos, famosos ou não. 
Do samba ao Hip Hop e Ballet Clássico, do poeta, ao jornalista, escritores, e dançarinos, repentistas, violeiros, artistas plásticos, ator, atriz, da comédia ao drama, cantores, rappers, apresentadores; empresários, como diz o ZEP: “somos todos iguais, em uma mesma igualdade”. 
Este ano serão quase 500 artistas que receberão o Troféu, isso por conta da pandemia. 
No ano passado (2019) por exemplo, foram quase 1000 troféus entregues pelo artista plástico, o ZEP." 
E assim, este Projeto Arte em Movimento vai caminhando e alcançando novas paragens, dando visibilidades á pessoas e organizadas, atuantes, sensíveis de nossa atualidade! 
Nesta postagem consta como mote, um aforismo do poeta e escritor do Rio de Janeiro, presidente, fundador da AMCL - Academia Mundial de Cultura e Literatura, Djalma Pinheiro, pois em minha visão discrimina dois momentos possíveis de todos nós escritores, poetas, artistas, o da entrega ao nosso trabalho, á escrita, e noutro momento uma sensação de solidão... 
O trabalho empreendido pelo artista plástico José Pereira, ressalta a importância de nosso trabalho criativo, o premia e destaca, enquanto minimiza e muito esta sensação de solidão que muitos criadores esperimentam, posto que ao dar valor, ao divulgar, ao prestigiar, diz com todas as letras e em tom forte e pulsante que os escritores, artistas, músicos, não estiveram sós! 
E enquanto perdurar a lembrança dos momentos vividos pela premiação deste importante e renomado Troféu Arte em Movimento nunca estarão! 
Que venham outras edições do troféu Arte em Movimento, pois o Brasil Multi-Cultural precisa reconhecer a si mesmo no olhar dos seus! Só assim, o mundo terá uma melhor compreensão do que é o próprio Brasil, na valorização intransigente do que tem de mais humano em si! 

Serviço: Troféu Arte em Movimento, idealizador, artista plástico José Pereira. 

Próximas edições: 

Campinas,11/12 
Mogi Guaçu,06/12 
Rio de Janeiro, dia 22/11

Comentários

Postar um comentário

Seja muito bem-vindo(a), a sua opinião é muito importante!