ENTRE NÓS OS LAÇOS / NOSOTROS, NUDOS Y LAZOS - Malu Otero



"Entre nós os laços" / “Nosotros, nudos y lazos” – Malu Otero 


Malu Otero escreve em dedicatória no livro "Entre nós os laços" / Nosotros, nudos y lazos, poesias, edição bilingue, pela editora LetraCapital de 2013:

(...) "Os nossos laços com os povos irmãos da América vão além da cotidiana luta pela sobrevivência, pois comungamos de raízes interligadas, culturas próximas ainda que nossas línguas não sejam as mesmas."

Assim, o livro "Entre nós os laços" é uma obra poética que carrega em seu bojo muitos dos acontecimentos recentes ocorridos no cotidiano do Brasil, além de elementos autobiográficos e referências ao universo hispânico. O fato de ser uma publicação bilingue manifesta o desejo e a ação de uma escritora que deseja estreitar os laços identitários entre o Brasil e os demais países do continente americano,afirmando as nossas simlitudes enquanto nações ibero-americanas.
A opção pela apresentação em espelho reflete a vontade de dar a conhecer, familiarizar, a ambos lados da fronteira linguística, falares, estruturas e, sobretudo, a cultura que embasa tais manifestações.

E assim, este Re_Comendo Livros enfoca com alegria a obra "Entre nós os laços" / "Nosotros, nudos y lazos" de Malu Otero, com vivaz alegria, posto que uma das ambições dos livros é a de aproximar, de fazer-se notar, a de dar visibilidade, de quem escreve, aos leitores possíveis, em cuja mãos a obra venha aportar...

Neste movimento de ir ao encontro de outros, a obra vai construindo o seu caminho, e os escritores vão pavimentando a estrada para o seu próprio caminhar... E quantos dos possíveis leitores, não se identificarão com o que vai escrito, quantos não se descobrirão dentre as linhas escritas da obra, e outros tantos não irão discordar, se distanciar, e num possível estranhamento não se afastarão, mas, o contato já terá sido feito...

Escrever é entrar em contato consigo mesmo, e ao editar-se uma obra, procura-se contactar a outros, numa disposição de que se faça conhecer, e em ser conhecido passar a existir perante o olhar dos outros...

Melhor, é quando percebemos que não existe o eu, ou o nós, nem o eles e os outros, mas que somos em alguma medida quase os mesmos, por estarmos unidos por laços, que a despeito da língua em que falamos, e que nos representa, e apresenta diante do mundo, temos as mesmas sensações, sonhos, desejos, como se fossemos um!

E este livro "Entre nós os laços" / "Nosotros, nudos y lazos" de Malu Otero, trás a Fortuna e a Virtude desta constatação, existem fatores que aproximam os povos iberos-americanos, como existem entre todos os povos do mundo, em maior ou menor grau... Somos seres humanos, e em nossa humanidade trazemos traços em comum.

E com maestria Malu Otero, por meio de poesias lança luz entre nós, dos laços que nos unem!

Como o Quixote de Cervantes, convidá-nos ao bom combate, de lutar contra a intolerância, contra o medo que nos paralisa, das cercas que nos impede o movimento e conduzido pela poética em sua poesia, nos livremos em principio da solidão, por estarmos a sós, com nossos pensamentos, sentimentos, alheios à possibilidade de sermos entendidos por outros...

E neste mister de dar-se a conhecer, Malu Otero apresenta poemas alusivos aos entes queridos de seu coração e alma...

E não é só por esse tom pessoal e confessional que este livro "Entre nós os laços" / "Nosotros, nudos y lazos" de Malu Otero merece ser lido, mas também por ser um livro que ressalta o amor.

No poema "Presas da barbárie" Malu esterna um desejo:

- Gostaria que o amor não fosse coisa só de poetas e de artistas que procuram o belo.


Possivelmente, este amor que se pretende universal, só poderá ser encontrado quando cada um sair de dentro de si mesmo, e perceber que o seu caminhar foi empreendido numa "Nossa rua", e assim não existem motivos para sermos sós...

Enquanto não comungamos de uma realidade que esteja embebida dos mesmos sonhos e desejos, ainda bem que temos ótimos escritores e ótimos livros como este "Entre nós os laços" / "Nosotros, nudos y lazos" de Malu Otero!

E que "Não podem calar o poeta" ,pois se a sua voz é silenciada, ainda sobreviverá a poética de sua poesia! - Raúl Zurita, poeta chileno que o diga!



Serviço:

Maria de Lourdes Otero Brabo Cruz
Malu Otero (pseudônimo adotado pela poeta hispanista) é natural de Bragança Paulista e vive em Campinas desde 2017. Graduou-se em Letras (Português/Espanhol) pela USP. Concluiu o Mestrado em Linguística pela UNESP, o Doutoramento em Linguística Aplicada pela UNICAMP e o pós-doutorado na Universidade de Málaga (Espanha).
Exerceu a docência na UNESP – campus de Assis-SP, de 1989 a 2012, no departamento de Letras Modernas (área de Espanhol) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL).
Participou de antologias poéticas e de inúmeros encontros de escritores na América Hispânica, com premiações e distinções no Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia e México.
Participa da Unión de Escritores y Artistas de Tarija (Bolívia) e atua como Embaixadora Universal da Cultura pela Unión de Escritores y Artistas de Tarija e pela Unión Latino-americana de Escritores (México).
É Sócia Correspondente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória e da Academia de Letras do Brasil – ALB (seção Suíça).
Faz parte dos grupos Semejantistas, coordenado por Alfred Asís; Capulí Vallejo, coordenado por Danilo Sánchez Lihon e OndulArte, presidido por Teresa Azevedo.
Publicou os seguintes livros: Animaizinhos/Animalitos (2019) – poesia infantil; Cóndor em Libertad/Condor em Liberdade (2015); Entre Nós os Laços/Nosotros, Nudos y Lazos (2013) e Yo No Sé Mañana… Poesías de Amor (2012) - poemários bilíngues.

Fonte:
Paulo Cesar Lorenzini Villalva - Escritores de Campinas - SP - 17/02/2021

Contato:
Letra Capital Editora
www.letracapital.com.br
Telefone: (21) 22153781 / 35532236





Comentários