DUETO PARA O AMOR - Edvaldo Rosa e Roberto Ferrari





Este Recomendo Livros faz a apresentação do livro Dueto para o Amor, assinado por Edvaldo Rosa e pelo poeta, escritor, comunicador, presidente da ACLASP - Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo, Roberto Ferrari, de Cotia - São Paulo.
Nesta edição são apresentados poemas escritos com a sensibilidade particular de cada um dos seus coautores, perfazendo um leque de possibilidades para os temas apresentados, com ênfase no amor!
Duas vivências, duas trajetórias que se encontram nesta edição, compondo um momento feliz da produção poética e literária de ambos os autores.
É a materialização do encontro de duas vertentes presentes na poética nacional, que segundo os seus prefaciadores ora se complementam, ora divergem, mas que no decorrer das páginas deste livro, exaltam com seu talento a vida, o amor, em suas diversas manifestações, dentre outros temas.
Escrever não é antes de tudo um ato solitário, mas que posto a lume e apresentado a seus possíveis leitores, adquire novos e surpreendentes significados?
- Cada leitura, de novos leitores traz cor ás palavras, desvelando cada poema, ao seu mais intimo significado!
Quantas vezes um poema não revela bem mais do que foi escrito por seu autor, pretensioso de  que este ou aquele poema lhe pertença!
A tessitura da poesia pode até ser individual e personalizada, mas a poesia em si é coisa de outras esferas...
Nas páginas deste Dueto para o Amor, estão presentes as produções de dois poetas distintos, que num momento de suas vidas se irmanam, como palavra e como eco, do sentir poesia, do ser poeta, crentes de que um poeta nasce poeta, segundo Roberto Ferrari, e que a poesia pode ser percebida, apreendida no curso de uma vida, segundo Edvaldo Rosa.
Na aparente contraposição destas duas maneiras de pensar, não estaria oculta uma mesma origem, um mesmo destino para poesias, poetas e seus respectivos leitores? 
A poetisa, professora, escritora e ativista cultural,Jane Rossi nos diz sobre o Dueto para o amor:

(...) é uma obra realizada à quatro mãos, poesias que falam do amor nas quatro estações da vida.(...)

É impossível viver sem amor, impossível viver sem sonhar, sem amor e sem sonho não existe vida.

O filósofo, psicanalista, palestrante e escritor Luiz Felippe Matta Ramos assiná-la: 

A presente obra representa a materialização de dois autores capazes de perceber por caminhos diferentes, as inquietude da alma humana.
Na obra "Dueto para o Amor"  o termo amor vem grafado com letra maiúscula, pois as coisas mais importantes em nossas vidas devem ser tratadas de maneira diferenciada. 
E arremata:
O que os autores escrevem é de profunda densidade existencial que não é percebida se for lida no calor da correria ou na superficialidade dos apressados, pois dar amor e estar aberto para receber amor é o desafio dos desafios!

A Poeta, musicista e presidente do Movimento Identidade Cultural, Janaina da Cunha, no seu prefácio para este livro, faz questionamentos, traz comentários, alinhavados por poemas deste Dueto para o Amor, fazendo com que as poesias deste livro se descortinem e deitem por terra alguns de seus segredos... É a sua sensibilidade interagindo com o trabalho apresentado por Edvaldo Rosa e Roberto Ferrari, neste Dueto para o Amor!
Para concluir em sua exposição se tratar de dois Menestréis do Amor em pleno século XXI.
Para além de suas palavras sensíveis e amáveis, somadas ás impressões de Jane  Rossi e  Luiz Felippe Matta Ramos vamos á Machado de Assis que dizia:

" Cada qual sabe amar a seu modo. O modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar".

E este aforismo apresentado por Janaina da Cunha representa o espírito desta obra, que o essencial é o Amor, em todas as suas manifestações e formas.
E este Dueto para o Amor de Edvaldo Rosa e Roberto Ferrari trás possibilidades de Amar, com seus sabores, suas dúvidas e certezas!

Por exemplo, nas linhas deste Dueto para o Amor estão presentes estas dualidades, em Roberto Ferrari poderemos encontrar encanto e eternidade próprios do amor:

Devoção 

(....)
Quero morrer a cada instante e renascer para teu amor,
Vem comigo,
Seremos um pela eternidade,
E meu amor será só teu!

Enquanto em Edvaldo Rosa o amor que ainda não não fincou raízes, marca também a sua presença...

Eu pensei...

(...)
Amor, eu pensei que conseguiria,
Caminhar sereno pelos dias,
Contendo você em mim, sendo, sem ser,
Toda a razão de sua vida! (...)

Que Dueto para o Amor seja uma leitura de todos os corações!
   

Serviço:

Dueto para o Amor
São Paulo: Futurama Editora, 2015

Contatos:

Edvaldo Rosa: 

edvaldo_rosa@yahoo.com.br

Site:

www.sacpaixao.net

Roberto Ferrari

roberto@poetadoamor.com.br

Site:
www.poetadoamor.com.br 

Futurama Editora

futurama@futuramaeditora.com.br

Site:

www.futuramaeditora.com.br 











Comentários