MARCAS NO CORAÇÃO - Edvaldo Rosa




Marcas no coração é o meu livro de poesias editado em 2012 pela Editora Delicatta, tendo na capa como imagem ilustrativa a obra A Mulher e o gato, Acrílico sobre tela, 50 x 70 cm de 2007 de autoria de K Coelho, neste volume recebo o prefácio amável de Raimundo Palmeira, Poeta e Advogado Criminalista de Maceió - Alagoas.
Neste volume eu assim me apresento:

Edvaldo Rosa: Por mim mesmo...

Fui batizado Edvaldo Rosa, no ano da graça de 1961, em São Paulo, Capital.
De origem anglo saxã meu nome significa " Bom governo", e meu sobrenome, um substantivo feminino no singular, é de origem incerta!
Muitos me chamam por outros nomes, como se Edvaldo se desdobrasse em muitas outras personas!
Serei muitos em um, plural e singular, masculino e feminino?
Assim, talvez por isso, sou poeta, escritor, ensaísta,cronista, resenhista!
E desfilo alguns dos prémios recebidos e Academias a que pertencia naquele momento do lançamento do livro "Marcas no coração".
Muitas águas correram por debaixo da ponte de minha vida desde então, mas o cerne do livro ainda hoje permanece quase o mesmo:
Marcas no coração todos nós temos!
Em muitas das dedicatórias feitas para meus leitores, assinalava o meu desejo de que as Marcas no coração deles fossem doces...
Assim, neste volume apresento poesias de amor, de solidão, de saudades...
Alegrias que se misturando com tristezas perfazem um caminhar nesta vida!
A poesia tem seus próprios meios de falar às gentes destas coisas de coração e de almas, coisas vivênciadas pelos nossos corpos no passar do tempo, e que são apreendidas por nossas almas...
Raimundo Palmeira em seu prefácio assinala estas características, lembrando que versos gravados na alvura do papel, perdem os vínculos com seu autor, e passando para o domínio publico, são de seus leitores, posto que seus leitores identificando-se com cada sentimento, triste ou alegre, ou até mesmo cotidiano, proporciona um mergulho do leitor em suas próprias emoções.
Que eu tenha conseguido captar através da poesia um pouco de cada um de nós!
Por fim ressalta, "Marcas no coração" é um livro que se faz vivo, na musicalidade de seus versos, na alma de suas poesias.
Seja como for, nas poesias apresentadas nesta oportunidade, em cada página deste livro, foi um pouco de mim...
E com o passar do tempo, através de contatos e comentários, como retorno, obtive a alegria de perceber quantos se sentiam como eu...
E penso que algumas de minhas linhas conseguiram irmanar almas e corações, pois todos nós temos grafadas neles marcas...
Retomo o desejo expresso em muitas de minhas dedicatórias, caro leitor, que as "Marcas no coração" no seu coração sejam doces...
Posto que cada leitor para mim é a razão de minha escrita, ou em outros termos:

(...) Sem saber ao certo, quando o inicio, quando o fim,
Sinto simplesmente a tua alma em mim...
Sem saber onde repousa a tua alma,
Procuro-a com calma em mim... (...)

Escrever a gente escreve a sós... Por vezes para encantar as pessoas, para que somem as suas próprias luzes às nossas, para que juntos espantemos toda e qualquer solidão!
Desejar, por fim que em nossos corações as marcas sejam doces, não afasta deles as feridas mais profundas...
Mas, com poesia, tudo não fica mais leve?
Por fim, eu digo:

"Sinto-me como o mar,
Pleno e bonito...
O finito comungando com o infinito...
Pelo menos enquanto, fechando os olhos,
Aplacando as fúrias dos sentidos,
Eu puder sonhar!"

Quem vem comigo?


Serviço:

Marcas no coração,
Edvaldo Rosa
São Paulo - Editora Delicatta, 2012

Contato:

edvaldo_rosa@yahho.com.br
edvaldo.rosa@gmail.com

Site:

www.sacpaixao.net

Blog:

https://recomendolivros-edvaldorosa.blogspot.com/




  

Comentários