OS CEM ZÉS DE ITAMIRA - Carlos Silva




Este Re_Comendo Livros, abre espaço para a divulgação do trabalho do Cantor, Escritor, Poeta, Divulgador Cultural, Carlos Silva.
Neste momento faz-se a apresentação de mais uma vertente de seu labor; Os Cordéis!
Onde o autor Carlos Silva fala á sua gente numa linguagem acessível sobre temas históricos, folclóricos, sobre saúde, bem-estar e consciência social.
Lembrando que a Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, com destaque no interior nordestino.
Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraiba, Pará, Rio Grande do Norte, Ceará.
No Brasil, a literatura de cordel adquiriu força no século XIX, entre 1930 e 1960, influenciando muitos escritores, como João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.
O termo "Cordel" é de origem portuguesa, introduzido no Brasil em fins do século XVIII.
Na Europa, ela começou a aparecer no século XII e se popularizou no período do Renascimento.
Em suas origens muitos poetas vendiam seus trabalhos nas feiras das cidades, mas com o passar do tempo e o advento do rádio e da televisão sua popularidade foi decaindo.
A literatura de cordel tem por características:

Tradição literária regional,
Oposição à literatura tradicional,
Temas populares e da cultura popular brasileira,
Linguagem popular, oral, regional, e informal.

Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os seus leitores.
Sua forma mais habitual de apresentação são os "folhetos", pequenos livros com capas de xilogravura que ficam penduradas em barbantes ou cordas, sendo desta prática a origem de seu nome.
Assim, tendo em mão a obra "Os cem zés de Itamira", dentre outras, de autoria de Carlos Silva, o Re_comendo Livros, faz a divulgação desta manifestação artística e literária, presença constante no panorama cultural brasileiro, com destaque para as regiões do Norte e Nordeste brasileiro.
E este post visa registrar um pouco mais deste batalhador das letras Carlos Silva, pelo que divulga saberes enraizados em sua gente, divertimento, alegria em tons populares e acessíveis a todos, além de sua competência enquanto Cantor, Letrista, Comunicador.
Por outra ótica, o Re_Comendo livros faz mais um registro da produção literária atual que compõe o seu acervo, e conclama a todos que leiam, autores cordelistas, que certamente irão enriquecê-los um pouco mais culturalmente.
Neste folheto " Os cem zés de Itamira", Carlos Silva lista cem zés de sua terra Itamira, com nomes próprios e "divertidas" alcunhas, em estrofes de quatro versos, com humor, alegria e (i) reverência!
Para mim leitor do Sudeste, cresce a curiosidade de saber quem seriam estes zés!

(...) Zé de Nice, Zé Fueiro
Tem o Zé de Francisquinho
Zé Renato e Zé Raimundo
Zé de Agripina, Zé Médinho (...)

O autor arremata:

(...) A Cidade de Itamira é Pequena
mas é grande do seu povo a dita fé
Pois até o querido padroeiro
Prá variar, o seu nome é São José (...)

E num acróstico deixa um pedido expresso:

Cada Zé aqui lembrado meu amigo
Antecede essa nova geração
Rebusquei no traçado do meu verso
Labutando pra não perder a razão
Onde andam outros Zés de Itamira?
Só Deus sabe de verdade, mas eu não

Se você quiser então me ajudar
Isso mostra que estás interessado
Levante por ai outros cem Zés
Vá contando todos eles dez em dez
Até chegar a mais de uns mil pesquisados 


Serviço:

Carlos Silva é cantor, compositor, poeta, divulgador cultural, idealizador do Projeto Leve Livros, já lançou vários livretos de cordéis, dentre eles:

O Brasil visto com outros olhos,
Me sinto feito menino nesta terra abençoada,
Exploração sexual infantil,
Euclides o libertador,
Encontros no além,
Combatendo a dengue,
Mestres da literatura,
O nordeste brasileiro,

E também na literatura de cordel de Carlos Silva, Lampião também está presente:

O cordel " Patente do Capitão" se inicia assim:

(...) O Capitão Virgulino
É heroi do sertão
Lembrança que está viva
Na nossa grande nação
Histórias que fazem parte
da vida de lampião(...)


Contato:

Carlos Silva
Blog:         www.versandocantorias.blogspot.com
Instagran:  carlos_silva_poeta
Twitter:     https://twitter.com/poetacantador
Projeto Leve Livros:  @Projetolevelivros

*****


EIS AQUI OS CORDEIS ESCRITOS:
Escolha o seu, e o enviaremos em PDF.Obras publicadas em cordéis, pelo autor Carlos Silva.R$ 5,00 (cinco reais) cada cordel.

1. O Brasil em visto com outros olhos2. Me sinto feito menino nessa terra abençoada3. Combate a exploração do Trabalho infantil4. Euclides o libertador5. Encontros no além6. Mestres da Literatura (Primeira edição)7. O Nordeste Brasileiro8. Combatendo a dengue9. A cidade de Inhambupe (Primeira edição)10. Os cem Zés de Itamira11. Itaporá ou Apomira12. Patente de Capitão13. Três vates e uma peleja14. Manihot – Casa de Mani (Primeira edição)15. Mestres da Literatura (Segunda edição)16. APLB – Sindicato Núcleo Aporá17. Migrantes da Coragem (1)18. A pedra de Bendengó19. A cidade de Inhambupe (Segunda edição)20. A presença nordestina em São Paulo vol. 1(Sextilha)21. A presença nordestina em São Paulo vol.2(Septilha)22. Teodoro Mendes Vasconcelos23. O Centenário de Luiz Gonzaga24. Migrantes da coragem (Pela Editora Luzeiro)25. Caldas de Cipó (Um oásis no sertão)26. Áureo de Oliveira Filho27. Alice de Oliveira Costa28. Dominguinhos (O discípulo do rei do baião)29. Casa de Mani (segunda edição)30. Nininho de Uauá R$ 20,0031. Coronel Ludugero32. Mazzaropi33. Eles perto de mim eu dou castigo e encomendo suas almas lá pro cão34. Novembro azul35. Planeta água36. Zoofilia37. Sou Mulher, quero respeito38. O cangaço de Pedro LéoDivagações poéticas de três anjos tortos39. Sou Mulher, quero respeito(2ª.edição)40. Jucier Barros Correia41. Dia do folclore42. Maria Quitéria43. Quem Lê viaja44. Cordelistas desembarcam na estação do cordel45. Peleja de Carlos Silva com Janete Lainha46. Rebuscando a história do Capitão Virgulino47. João Libório e Lampião48. Algumas Mulheres da nossa história49. Coisas do interior50. Liberdade tem seu preço (Tiradentes)51. O Talento Brasileiro52. Apagou-se o Lampião53. Já é o fim do mundo?54. Santidades Masculinas55. Santidades femininas56. Mais cuidado com o idoso57. O dia que um Deputado quis dar lição num prefeito58. História de Margarida59. Tributo a João Ubaldo Ribeiro60. O mundo pede socorro61. Língua portuguesa



Fonte pesquisada:

https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel
Autora: Daniela Diana
Acessada em 02/04/2021 às 20:30h


Carlos Silva apresenta o seu Cordel Combate a exploração do trabalho infantil:



 




Fale com Edvaldo Rosa


Comentários