BELAS POESIAS EM HOMENAGEM A TODAS AS MÃES DO MUNDO - Carlos Silva




Vim ter com Carlos Silva, mais um dedinho de prosa… Na verdade, poesia!
Neste livro Belas Poesias - Homenagem a todas as mães do mundo, encontro o escriba debruçado sobre o que há de mais sublime e singelo; o amor filial, direcionado, às mães…
Para além de datas comemorativas e ou comerciais, não existe de fato alguém que mais deva ser celebrado do que as mães…
As nossas mães em particular, e todas as mães do mundo por extensão e justiça!
Muito pode ser aventado quanto ao papel do feminino, em nossas vidas e em sociedade, mas a maternidade é algo de pujante, de magnifico, belo e sublime, mesmo que em condições adversas…
Mas, existem condições favoráveis à vida?
Certamente existem condições que pareçam mais ideais do que outras, mas no que se possa entender por concreto há sempre um componente subjetivo a considerar…
As aspirações maternas, creio eu, serem maiores do que possivelmente o que a vida em sociedade pode ofertar.
E cada filho traz consigo uma carga emocional diferenciada, e uma carga histórica também particular…
Sem desejar minimizar realidades conflitantes, nem defender a indefensável precariedade social, psicológica, económica, histórica,  as quais mães e rebentos estão sujeitas, e sem me deter naqueles que por algum acaso tem melhores condições sociais e ou psicológicas, adentro no escopo deste volume de Belas poesias, homenagem a todas as mães do mundo, do cantor, poeta, repentista, divulgador cultural Carlos Silva.
São textos em prosa poética, e poesias, que conjugam o verbo amar de formas diversas e sublimes… Exprimindo um ser e um jeito de ser característicos…
Neste livro o olhar é flecha certeira, que alça voo e acerta no alvo, profundamente!
A flecha é a palavra que com sentido e significado, exprime um amar e um amor filial de rara e encantadora beleza.
O alvo, são os corações maternos, que embora não sejam alheios aos sentimentos e pensamentos de seus filhos, talvez não tenham a noção do que representam e significam para os próprios filhos…
Neste livro Belas Poesias - Homenagem a todas as mães do mundo, de Carlos Silva, a voz maturada de homens feitos, fazem ecoar sentimentos profundos, oriundos do cadinho das memória, memórias do coração, das marcas de almas afeitas ao movimento de constante transformação que é a vida…
Assim, Carlos Silva relembra! 
Assim, Carlos Silva, revive!
Assim o poeta se manifesta, quando recupera pedaços de si mesmo, e tece com uma urdidura potente estes poemas e estas prosas poéticas deste Belas Poesias - Homenagem a todas as mães do mundo!
E no sulco de suas linhas poéticas a poesia que se apresenta reflete os sentimentos de todos os que as leem, independente de que tenham em seu rol de vivências, um pouco das experiências vividas pelo autor... 
E este identificar-se é próprio da poesia!
Neste mister Carlos Silva é mestre escolado, talhado nos caminhos da vida, nos seus possíveis atalhos, e nos seus inúmeros becos sem saída!
No frigir dos ovos, o que sobra, são homens e mulheres, cada um com suas próprias histórias…
Mães e filhos, que apartados ou não pelos acasos da história, apresentam laços de amor ou desamor… Mas, sendo sempre mães e filhos… Filhos e mães!
Assim, na fala interiorana, cabocla, matuta, nordestina, vão se construindo as linhas e entrelinhas deste belo livro de poesias e prosas poéticas urdidas pelo Carlos Silva.
Mas, o que vale mesmo não são as características regionais presentes nas falas apresentadas nas peças deste livro, o valor neste trabalho é a apresentação para quem desejar ler, de sentimentos humanos, enraizados no amor, no respeito por genitoras que podem estar ou não presentes na vida de seus filhos…
Lembrando que a ausência também perfaz uma presença difícil de apagar… Por esmaecer bem devagar, a ausência muitas vezes se faz presente pela dor…
Mas, não há por que temer, este Belas poesias, homenagem a todas as mães do mundo é bem alegre, num tom positivo, e alto astral, bem ao gosto e estilo de Carlos Silva, embora apresentem momentos de pura emoção!
Se não houvesse emoção, seria uma homenagem às mães?
Para não estragar o prazer da leitura, fazendo um recorte do que se encontra nas páginas deste livro, o que seria muito particular e pessoal de minha parte, alinhavo apenas, esta apresentação, fazendo menção ao texto em prosa poética “ Era um dia de domingo”, onde relata-se que a vinda de Carlos deu-se num dia de domingo, e que ele nasceu junto com a chuva… Perceba caro leitor que nesta peça diz-se que um dia de chuva seria um dia triste!
Mas, perceba, que se alegre ou triste, o dia da vinda, também é o dia em que nascendo o filho, cumpre-se o destino das mulheres de poderem ser mães, e do nascimento de pais!
E ao fim do relato está posto, pois está escrito:

“Ao abraço da mãe, e aos beijos do pai, lá  estava a receber os primeiros mimos, aquela criança fruto de sonhos, suor e labutas, para encher de amor, o lar que foi construído no coração da minha mães e a paz erguida, no coração do sonhar do meu pai.”

Não é poético e lindo este nascimento de uma forma ideal?
Com um olhar carinhoso, convidando a todos que leiam este Belas Poesias em homenagem a todas as mães do mundo, saiba mãe, saibam mães:

“(...) Tu és o presente maior recebido por todos que de ti nascem, por ti crescem e por ti a gratidão sempre carrega enquanto existir.”(...)

Estas palavras também são minhas, embora não as tenha escrito, pois este livro de Carlos Silva também me representa…
E a quem mais?



Serviço:

Sobre Carlos Silva:

Carlos Silva é um paulistano, criado entre as cidades de Nova Soure e posteriormente em Itamira, município de Aporá-Bahia.
Poeta, Cantor, Compositor, Mestre de Cultura popular, e Ex-membro titular do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.
Escritor de mais de 65 livretos de cordéis, cinco livros de poesias, sendo que dois já foram lançados e tem mais três aguardando uma estiagem financeira para a sua publicação.
Ministra oficina e palestras de cordéis em Institutos de ensino (médio e superior) utilizando a música e a poesia como tema principal de suas apresentações.
Cantador das coisas regionais da nossa terra e do nosso povo, o poeta já acumula na sua carreira artística quatro CDS gravados, de forma independente, com uma grande quantidade comercializada em shows, em escolas, faculdades, bibliotecas, teatros, feiras culturais, etc.
Idealizador do projeto Leve livros, tendo conseguido arrecadar e doar mais de 3.000 livros no projeto, que em maio de 2021 estará completando o terceiro ano de existência.

Contatos:

Fone: (75) 99883-0637

Email:

cscantador@gmail.com 




Entrevista com o cantor, compositor e instrumentista Carlos Silva, produzido pelo Estúdio Adágio para o Programa "Muita História".
Direção: Joilson Kariri
Edição: Renato Rocha
Youtube acessado em 03/06/2021 às 02:00hr.





Comentários