POESIAS ESCRITO COM BATOM - Dorothy de Castro



Sobre o sublime e o pecado em “ Poemas escritos com batom”.


"Cuidado se você não sofre tentações, é porque o demônio é seu amigo"

João Maria Vianney


A leitura deste volume “Poemas escritos com batom" da poetisa Dorothy de Castro, veio antecedida de uma sensação de estranhamento, por mim percebida, em uma audiência preliminar… O que este belo livro editado pela Futurama Editora poderia conter em suas páginas que despertasse em algum leitor desavisado certo pudor e ou estranhamento?

E se o leitor tivesse conhecimento do que nele foi escrito, teria por se estranhar? 

Já em suas páginas iniciais a prefaciadora Mirian Wartutusch, conhecida compositora e escritora acadêmica, alimenta a crença, ou o mito, de que os poemas, e por extensão todos os textos, são vividas experiências de seus autores…

Assim, Dorothy de Castro teria vivido o que o seu eu lírico narra em suas poesias?

Para quem escreve, creio eu, pela minha experiência, o que se vive e o que se sente, apresenta-se de alguma forma no que se escreve, embora não tenha obrigação de apresentar-se fielmente, literalmente na escrita.

A poesia não é antes de tudo uma escrita “codificada” em que o que se deseja expressar vai envolto em muitos véus, que a cada instante da leitura vai deitando-se por terra?

Não é verdade que por intermédio de figuras de linguagem, vai assim sendo tecida a trama poética, num entrelace de realidade, ficção, sentimentos e desejos?

Na contemporaneidade a arte poética está mais solta, liberta de academicismo, regras, fórmulas e formas pré estabelecidas de apresentação o que talvez facilite a leitura de poesias ao passo que a diferencia de poetas clássicos e intemporais.

Quanto ao livro “Poemas escritos com batom” de Dorothy de Castro, agradou-me a leitura, pela clareza e fluidez na escrita, com temas bem delineados, e que a mim apresentaram encantamentos e magias!

O encantamento veio no decorrer da leitura, onde a autora fez apresentarem-se muitas manifestações de amor!

A magia veio pela forma de expressar este desejo e necessidade de amar!

Chamou-me a atenção a força presente na voz poética de Dorothy de Castro.

E é esta força que trouxe à minha mente as palavras de João Maria Vianney colocado como epígrafe nas primícias deste comentário… Epígrafe esta, que visa chamar a atenção para o fato de que muitas vezes condenamos nos outros o que sentimos como falta em nós mesmos...

Uma força consciente de si mesma, e de sua apresentação enquanto ser que é, diante de todos, em uma sociedade que martiriza, penaliza as mulheres, com um cem números de pesares, dores e sofrimentos.

Assim o pecado deste  “Poemas escritos com batom” de Dorothy de Castro, se é que amar é pecado, é o de declarar a quem queira ouvir, o desejo pleno de ser, de sentir, de pensar, de existir, num exercício legítimo de liberdade, o que para mim acentua também um tom sublime.

Por outro lado, se as poesias deste “Poemas escritos com batom” de Dorothy de Castro não tiverem relação íntima e direta com a poetisa, ou com as mulheres em geral, perde-se um espaço de fala e de manifestação, de emancipação de direitos e de desejos!

E se o que se lê nas 201 páginas deste livro, não passar de pura poesia, só poesia, declaro que sinto que muitas mulheres gostariam de lê-lo, e que a maioria dos homens deveriam lê-lo!

E porque?

Retornando às palavras de João Maria Vianney:


As pessoas mais tentadas são aquelas que renunciam a todas as coisas que a maioria das pessoas buscam ansiosamente.


E quem não deseja um amor, e quem não deseja ser amado?

Quanto às formas de manifestação de amor, presente em abundância nesta obra, considero serem naturalmente e simplesmente humanas... 

Afinal o amor idealizado, apenas desejo, antecipado, é coisa das artes!

O amor realizado, necessita do toque, do aprochego, do abraço… O que para mim são manifestações concretas do sentimento de amar!

Por falar em intenções, sublinho o assentamento de Mirian Warttusch em seu prefácio:


Dorothy de Castro “quer mexer com o coração de homens e mulheres, deixando no ar a salutar ideia de que pecar não é pecado”.

Quanto a mim, com estes comentários e citações, desejo apenas salientar o sublime, o sagrado, presentes em cada ser humano, presença esta que carecemos enaltecer no feminino, e que devemos fomentar no masculino do ser humano!

Como a tônica desta obra “Poesias Escrito com batom” de Dorothy de Castro é o amor, é o estar com o outro, tomemos partido de uma de suas poesias:


Conquista


Agora mandas nestes

Versos meus…

São teus somente teus

Os meus poemas…

Tu és a trama, a forma

Tu és amor, os temas…

Estou amando dentro

e fora dessa norma…

a palavra que tenho

agora é como a flor…

E meus braços se

Alongam

Buscando teu amor…

E recita amores

Tão rico tão afins…

E canta as canções

E finges que é pra mim…


O que reafirma, uma vez mais que “Poesias escrito com batom” de Dorothy de Castro, é livro de poemas, escrito para homens e mulheres, como acredito ser direcionado para vocês meus leitores, como em particular o fora para mim.

Em tempo, pessoalmente quantas vezes eu gritei:


Ne me quitte pas…

(...) se me deixas…

Todos os motivos,

Todos os seres vivos,

deixam-me também…(...)


Serviço:


Poesias escrito com batom,

Dorothy de castro,

1° Ed. - São Paulo: Futurama Editora, 2013


Contato:


Dorothy de Castro

dorocapri@hotmail.com



Comentários

  1. Agradeço sinceramente as palavras elogiosas espero fazer jus a todas elas. Um abraço meu amigo.

    Dorothy de Castro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja muito bem-vindo(a), a sua opinião é muito importante!