NELSON HOFFMANN - HOMENAGEM




NELSON HOFFMANN - HOMENAGEM


Este Re_Comendo_Livros, abre espaço para homenagear o escritor Nelson Hoffmann, da cidade de Roque Gonzales - RS.

Escritor de larga experiência literária, com o qual este articulista não teve a oportunidade de travar contato, recebendo mesmo assim, o amável contato de sua filha, Inês Roffmann, dando noticia de seu falecimento, bem antes que minhas poesias em livro a ele endereçado, pudessem chegar aos seus sentidos, para uma possível leitura e apreciação.

Ocorre, porém, que muitos de meus leitores, têm consciência do trabalho empreendido por este escritor, e ao mesmo tempo, muitos podem não terem tido o prazer de conhecê-lo.

Assim, o Re_Comendo_Livros que se empenha no trabalho de divulgação literária, e de valorização de sua memória vem prestar este singelo tributo.

Sabedor da importância da Cultura na formação de um País, acreditamos aqui no Re_Comendo_Livros que a divulgação de autores e obras podem significar um ponto de apoio para que novos leitores venham a se formar, e assim, após novos pontos de contato, outros nuances em nossa sociedade, em nossa humanidade possam ser apreciados.

E pela pesquisa por mim efetuada, era praxe deste escritor de Roque Gonzales dar atenção a todos, dar ouvidos a todos que o procurassem, mesmo os escritores iniciantes, quanto os veteranos... 

Assim, este Re_Comendo_Livros, cumpre com sua diretiva de divulgar, homenagear, autores e obras!

Pela certeza inabalável de que ninguém vai a lugar algum sozinho, este post homenageia, lembra, divulga este escritor brasileiro, muito querido pela cidade de Roque Gonzales, RS.

Agradecemos empenhoradamente à Inês Hoffmann o envio do PDF em homenagem à Nelson Hoffmann, escritor destacado in memoriam neste Re_Comendo_livros.

 




Roque em destaque escreve:


MORRE ESCRITOR NELSON HOFFMANN

O maior expoente literário de Roque Gonzales e um dos mais conceituados e importantes escritores do estado, com reconhecimento nacional, Nelson Hoffmann, 81 anos, faleceu nesta terça-feira (23), vítima de câncer, em Santo Ângelo.

Em vida, Hoffmann recebeu uma homenagem da Administração Municipal, dando-lhe o nome a Casa de Cultura local.

A cerimônia de tamanha distinção aconteceu em 12 de novembro de 2009.

Projeto com tal distinção foi aprovado pela Câmara de Vereadores da época.

A idealização do monumento frontal à Casa é de autoria da arquiteta Cláudia Machry.

Hoffmann costumava dizer que escreve 24 horas por dia, se nem sempre no papel, muitas vezes na cabeça, fazendo outras atividades.

Desde 1978, quando editou seu primeiro livro, Hoffmann, tem mais de 40 publicações.

Foi cunhada por ela a frase “terra e Sangue das Missões” que identifica o município e reconhecida por lei municipal.

Hoffmann deixa dois filhos e três netos

A filha, Inês, herdou o talento do pai, eis que escritora também é.

Considerando a importância de Hoffmann para a cultura do município e, ainda, por ter sido o primeiro secretário municipal de uma administração local, O prefeito Fernando Machry decretará luto oficial no município, por 3 dias.



Serviço:


Texto: Roque em Destaque

Fotos: Arquivo Pessoal e Renê Leal


Contato:


Site: https://www.radiomissioneira.com/programacao-da-radio/roque-em-destaque/

Email: radiomissioneiraroque@gmail.com.br


Conheça a cidade de Roque Gonzales:


Localizado na região das Missões, zona oeste do Estado do Rio Grande do Sul, as margens da RS 168, está situado o município de Roque Gonzales, tendo sua origem da redução jesuítica de Assunção de Ijuí, fundada em 15 de agosto de 1628 pelos padres Roque Gonzales e João de Castilho.Com a comunidade crescendo de forma gradativamente com os esforços, dedicação e trabalho dos moradores da localidade, se eleva à categoria de município com a denominação de Roque Gonzales, em 15 de maio de 1966.

Com a construção da usina Passo São João, se formou um lago que é um grande atrativo aos turistas que visitarem o município.

O turista também tem como opção passeios para conhecer a historia dos padres Roque Gonzales e João Del Castilho, que devido a resistência do poderoso indígena Nheçu, que vivia nas cercanias do local, foram mortos pelos nativos não catequizados.

Padre Roque Gonzales foi morto em Caaró em 15 de novembro de 1628, já o espanhol João de Castilho foi martirizado dois dias depois em Assunção Ijuí, localidade próxima ao centro de Roque Gonzales, onde foi erguida uma cruz em homenagem ao padre João Del Castilho.



Fontes pesquisadas:


https://www.turismo.rs.gov.br/cidade/269/roque-gonzales#sobre


Acessada em 19/10/2021



Inês Hoffmann: 


https://www.facebook.com/ines.ih


Acessada em 19/10/2021






Comentários