UM DESPERTAR DE ALMA - Marici Bross


 DESPERTAR DE ALMA – Marici Bross

Este Re_Comendo_Livros, como cultor da memória literária brasileira, abre espaço para apresentar a obra “Um despertar de alma” da autora Marici Bross.
Faço como minhas a apresentação da autora, presente na contra capa do citado livro, editado em 2006, pela Editora AVBL, em Bauru, SP:
Millie nos diz:
“Marici Bross, artista plástica, pintora e escultura de grande talento e poeta com uma enorme pureza d’alma, nos emociona em seu novo livro “Um despertar de alma” (...)
E foi por este motivo que tive a alegria de encontrar-me com Marici Bross, no lançamento do livro “Um despertar de alma”, na praça Buenos Aires, em SP.
A partir deste momento esta obra vem fazendo parte de meus momentos de alegre saudade, daquela que em poucas palavras soube, diante da brevidade de nosso único encontro, cativar a minha alma, e tocar o meu coração e o de minha mãe.

Escrevi para Marici Bross:

Despertar d'alma!

Desfeita a teia
em que me enredara,
feita de receios e medos,
pude então, por inteiro, tomá-la minha!
Sua palavra tão franca e terna,
ecoando em meus ouvidos,
foi apaziguando meus sentidos,
enquanto tu as pronunciavas!
Palavras poucas eu sei bem, mas que importa?
Meu olhar em ti dançando,
prenunciando um encantamento;
qual alquimista de tempos idos
que a tudo, ouro transformava:
Tu o fazias naquele instante,
em que na sua frente eu sonhava!
E os receios, a noite negra de outrora,
em que tateava pelos caminhos afora,
e os medos que feito espinhos
meu corpo flagelava,
ante a tua presença foram sumindo, sumindo...
E pude ver então, a bela flor,
que o ambiente enfeitava!
E a cada palavra sua,
pude sentir no ar que respirava,
o perfume maravilhoso e raro,
que a tua alma exalava!

Assim, Marici Bross engloba em si o prazer e a alegria sentidos nos encontros e nos reencontros que a arte literária pode propiciar, e que possibilita a jovens iniciantes, encontrarem-se com pessoas mais experientes na arte da escrita e das artes em geral.
Como Marici diz em seu poema “Emoção”:
Emoção, quanta emoção,
A vida é feita de momentos! (...)
Assim, também é o Re_Comendo_Livros, um instante de emoção, um momento de valorizar autores(as), das mais diversas vertentes literárias, e oriundos dos mais diferentes recantos de nosso Brasil continental, e de autores(as) lusófonos espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Em  particular, este “Despertar de alma”é um livro pleno de afetos, e de carinhos, da autora Marici Bross para com os seus, e para com a vida!
É um tomo recheado de amor, de carinhos, salpicados em diversos poemas dentre as 150 páginas com temas variados.
Marici Bross nos fala em seu poema “A arte da vida” de 19/07/04, escrito em SP;
A arte é vida que nasce
Seja pelas mãos que moldam
Seja pelas mãos que pintam
Sejam cantores, artistas, poetas.
Enfim não importa é universal
É o brotar de nossa alma e sentimentos.
A arte de viver, nem todos sabem,
É uma difícil arte que temos que aprender
Mas com certeza até esta arte aprendemos
Pois sem isto não seremos felizes.
E é esta busca de felicidade, esta ânsia de plenitude que Marici Bross aviva em suas poesias deste livro...
Este Re_Comendo_livros é homenagem, lembrança, gratidão, pois apoiando-me em João Guimarães Rosa:
“As pessoas não morrem, ficam encantadas...” (...)
E a presença de Marici Bross em mim é assim, puro encantamento!
Tudo porque contrariando Guimarães Rosa, eu tento não atravessar as coisas, e no meio dessa travessia eu vejo! Só por não estar entretido na idéia dos lugares de saída e de chegada...
E Marici Bross é sem sombra de dúvidas um ótimo despertar de alma! 

 *Foto de Marici Bross S.P 28/08/2006
Arquivo pessoal de Edvaldo Rosa

Biografia de Marici Bross:

Paulistana de nascença iniciou a escrever poemas por volta dos 15 anos, por forte influência de seu 1° namorado, com o seu divórcio retomou a poesia de forma mais apaixonada e marcante por volta dos anos 80. 
Chegando ao ano de 2000 descobriu a internet onde pela 1° vez, timidamente, mostrou um dos seus poemas "Estás" (de seu 1° livro "Meus momentos") editado pela Scortecci.
Disso resulta muitos pedidos de mais e mais poemas, num torvelinho sem fim.
Começou a aparecer em vários sites da net.
Em 2002 inaugurou o seu website "Meus Momentos", passou a editorar a Revista Virtual "Nossos Momentos" do Portal CEN.
Em Setembro de 2004 lançou o 2° site, "Nossos Duetos", em parceria com Marcial Salaverry.
Em 2004 lançou o seu 1° livro "Meus Momentos" na 18° Bienal Internacional do livro de SP, pela Scortecci.
E logo a seguir participou da "1° Antologia Poética da AVBL" e Antologia da Editora Scortecci "O poder da palavra", lançada na Bienal da cidade do Rio de Janeiro em 2005, no seguimento participou da "Antologia Terra Latina" editada pela Abrali, e lançada em 30 de Julho de 2005 na Casa de Portugal de São Paulo.
Em Dezembro de 2005 participou da "Antologia Literária Virtualismo" editada pela AVBL.
Participou de "Dois povos - Um destino"II Antologia Literária - Ano II - 2006 do grupo Ecos da Poesia, com realização, promoção, divulgação, apoio cultural a cargo do Projeto Cultural Abrali, com lançamento em São Paulo, na Casa de Portugal em 22 de Abril de 2006.
Teve participações em livros solos, duetos, coletâneas, revistas virtuais, totalizando 35 livros virtuais.
Participou como jurada no concurso de Poesias do zaP- projeto destinado a recuperação de presidiárias.
Atuou como comentarista de poesias do Rosemeire Homepage, 2004/2005.
Paralelo as suas poesias a autora trabalhava com esculturas, fotografias e telas.
  



Comentários