ANTOLOGIA GONÇALVES DIAS E CONVIDADOS - Org. Roberto Ferrari





ANTOLOGIA GONÇALVES DIAS E CONVIDADOS - Org. Roberto Ferrari


O instante é sempre o agora, onde as sensibilidades notam-se a si mesmas, e a partir de suas histórias, projetam para além a sua visão presente de futuro.

Assim, graças ao trabalho como antologista, Roberto Ferrari, poeta e escritor de Cotia, São Paulo, possibilita que conheçamos um pouco mais do poeta Gonçalves Dias, através desta antologia, que resgata o poeta dos recantos de nossa memória, e ao mesmo tempo em que lhe presta homenagem, faz com que muitos poetas e poetisas de nosso tempo, tendo como ponto de partida as suas obras, façam uma releitura, uma atualização, do que Gonçalves Dias escreveu.

Mas, esta oportuna edição, não se limita a uma homenagem, a apresentação de novos escritos, de promissores poetas e poetisas de nossa cena literária atual... Esta Antologia Gonçalves Dias, possibilita que tenhamos acesso enquanto leitores, da visão atualizada sobre temas tão caros como o amor, quanto à nacionalidade brasileira... Neste instante parece que o próprio tempo se curva sobre si mesmo, e embora a linguagem seja contemporânea, o sentido que guarda é atemporal!

O poeta Gonçalves Dias ( Antônio Gonçalves Dias ) faz parte da primeira geração do Romantismo brasileiro.

Suas obras, portanto, apresentam elementos indianistas e nacionalistas, como é possível verificar em seus poemas Canção do exílio e I – Juca – Pirama.

Além disso, seus textos possuem um caráter teocêntrico e realizam a idealização do amor e da mulher.

E hoje, não estamos focados na discussão destes temas, intimamente, em nosso ambiente familiar, e no contexto social em que estamos inseridos?

Assim, este resgate de Gonçalves Dias, que ora se faz através desta homenagem de Roberto Ferrari, se faz oportuno e necessário. 

Não que tenhamos que olhar os povos primitivos em nosso país sob a ótica de Gonçalves Dias, nem sentir aquela saudade do Brasil de sua Canção do exilo, tão pouco crer, ou descrer  na sua concepção teocêntrica, e nem ter a sua idealização do amor e da mulher nos termos em que nos apresenta em sua obra, pois os tempos são outros!

Neste instante é oportuno rever, reler, reelaborar Gonçalves Dias, posto que ele nos fala do que é importante em nossas vidas... Na verdade, fala do que nos fundamenta!

Assim, neste instante em que se apresenta diante de nossos olhos esta Antologia Gonçalves Dias, sob a coordenação de Roberto Ferrari, com novos poetas e poetisas, e suas linhas poéticas, onde cada sensibilidade  capta sensorialmente o imaginário e o real em suas vidas, lembremos do que nos é mais importante...

Estas poesias nos irmanam!

É que tanto Gonçalves Dias, quanto os poetas e poetisas participantes desta Antologia inclinam-se sobre as nossas essências...


Edvaldo Rosa

Poeta e escritor de São Paulo

Primeiro Secretário da ACLASP




Comentários