GALERIA DOS IMORTAIS - Org. Izabelle Valladares

 


AZULEJOS PORTUGUESES, GALERIA DOS IMORTAIS...


E eis que o tempo e as caminhadas, pela estrada das palavras, enquanto signos de diversificados sentidos,  trouxe-me á Galeria dos Imortais, projeto de divulgação literária da LITERARTE, que será inaugurada em 24/09/2021 em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Azulejos Portugueses, pela acentuada presença de escritores e escritoras lusófonas, do Brasil e de outros 12 países...

Mas, o que se esperar de uma parede?

Qual o teor a se grafar nos azulejos?

Quanto a minha parcela neste latifúndio, fiz com que estivesse impressa parte de minha gratidão a todos aqueles e aquelas que fizeram de suas vidas parte da minha, e com as suas histórias pedaços da minha...

Numa colcha de retalhos, onde predominando a amizade, predomina a alegria, a esperança, que em nada esperando, mas, ativamente trabalhando, fez se constituírem para meus passos, estradas, com pontes, com portas e janelas escancaradas, onde eu podendo ser eu mesmo, recebi acolhida, estimulo, e vez ou outra alguns puxões de orelha...

Assim, nesta parede da Casa dos Artistas em Petrópolis, ficam assentados alguns aforismos de minha lavra, alusivos à Amizade! E que esta parede seja forte, seja perene!

Quanto ao azulejo, que a minha estampa seja de breve importância, em contraste com a mensagem que a ladeia...

Homens passam, ficam as suas obras!

Numa aldeia remota da África, os filhos não nascem nem na hora da concepção, ou quando arrebentam para o mundo, eles nascem quando suas futuras mães os concebem em pensamentos, no sentimento e na vontade de serem mães...   Assim, que minha parte neste memorial, esteja embebida neste espírito...  Que minha mensagem siga para além de mim!

Se tenho alguma obra, e se nela existe a presença de alguma arte, é fruto dos esforços de tantos quantos me lançaram os próprios braços, e me estenderam as próprias mãos...

E quantos destes braços, esqueceram do peso sobre si mesmos, e de quantos calos se esqueceram estas mesmas mãos, para darem a mim uma oportunidade de ser eu mesmo, de participar do mundo...

Quantos destes que nem nomeio, deram a minha voz ecos?

Assim, fica aqui a notação de minha participação na Galeria dos Imortais de LITERARTE, na parede dos imortais, num Azulejo Português!

Porque a língua é a minha Pátria!

Porque ninguém vai a lugar algum sozinho!

Porque o Brasil necessita de memórias!

E se dentre nós algum autor ou autora, entrar para a História da Literatura Brasileira, fica deste já declaradamente de onde veio...

Viemos todos de um tempo de lutas inglórias, onde a Cultura e a Arte padecem de maior visibilidade e de apoio, mas nunca de engajamento!

E nós somos muitos e somos tantos, mas escrevemos com paixão e alma!

Carentes de olhos, alguns, carentes de ouvidos, outros... Enquanto poucos de nós tem diante de si um público mais denso, mais coeso e constante, estamos juntos, uníssono, elos de corrente, projetando através do Projeto Galeria dos Imortais da LITERARTE, nossas almas para o futuro.

E este se projetar, é um não se calar, é um se manifestar, é um posicionamento nestes dias que correm, a favor da Cultura Brasileira, a favor da Nação Brasileira, que se faz necessário e que na pujança inerente a si mesma, só vem dizer, seja em prosa, seja em verso, seja em artes plásticas, enfim em Arte, nós estamos aqui, nós estivemos aqui, colaborando com o que temos de melhor em nós!

E no meu caso, ou em minha crença bons amigos constroem homens melhores!

Esta é a mola para a minha participação, este é o mote de meus aforismos, esta é a intenção na concepção de meu Azulejo Português, e meus votos para a Parede Da Galeria Dos Imortais, que a LITERARTE faz edificar-se em Petrópolis...

Assim, a todos os meus amigos, e a todos os meus leitores, aqui inominados, faço apenas um pedido, de minha parte, pela minha arte:

Aceitem esta iniciativa minha como um Pleito de Gratidão!

Porque ninguém vai a lugar algum sozinho!


Edvaldo Rosa

20/09/2021



Serviço:


AZULEJO NA GALERIA DOS IMORTAIS


Com muito orgulho, informo que eu, Edvaldo Rosa, estou participando da Galeria dos Imortais.

UM PROJETO DA LITERARTE (ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS).

Galeria dos Imortais na Casa dos Poetas, em Petrópolis/RJ – Histórico:

O Projeto inicialmente era para duzentos artistas, AZULEJO NA GALERIA DOS IMORTAIS posteriormente foi ampliado para 400 azulejos, ganhou ares internacionais, escritores residentes em doze países já fazem parte dessa história.

É com muito orgulho que faço parte desse projeto que marca nosso momento histórico. 

Izabelle Valadares, Presidente da Literarte comenta:  

"Os maiores escritores do mundo sabem qual é o segredo para continuar crescendo mesmo durante crises, eles são mais do que um negócio, eles são movimentos que lideram pessoas apaixonadas, são líderes que deixam seu nome no mundo de alguma forma." 

Não é vaidade, não é Ego, são marcas para as gerações futuras e eu estou nesse projeto vitorioso também para deixar testemunho de minha gratidão a todos àqueles que com carinho e atenção proporcionaram a mim oportunidades para chegar ao estágio em que me encontro, pessoal, literário.

Em meu azulejo, estão grafados alguns aforismos de minha lavra, alusivos à amizade, sentimento este, estado de espírito e de disposição em relação ás pessoas, que é  importante e fundamental no relacionamento interpessoal.

Assim,  se nesta Galeria dos Imortais idealizado, criado e promovido pela LITERARTE - ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS, sob a coordenação de Izabelle Valadares, e implementado por sua competente e guerreira equipe de colaboradores, conste o meu nome, a minha estampa,  numa peça cerâmica, sintam, todos os meus amigos, saibam todos os meus leitores, que a mensagem nele inscrita, está direcionada a cada um de vocês, a todos, como se em uma mensagem pessoal e intransferível, posto que é uma mensagem de GRATIDÂO!

Nesta vida que levamos, ou em todas as vidas, ninguém vai a lugar algum sozinho!

E se espero que a participação neste projeto propicie que futuras gerações tenham ciência de que existi, que tenham em mente também que vivi esta vida, com a companhia de AMIGOS/IRMÂOS, aos quais, em vida, fiz erigir este marco como um gesto de amizade, companheirismo e gratidão, pensando em todos que a mim ajudaram, a todos que me encataram, que me tocaram a alma, a mente e o coração. 

Assim a inauguração da Galeria dos Imortais, com o nosso azulejo, será no dia 24 de setembro, às 19hs, na Pousada Casa dos Poetas


Contato:


Izabelle Valadares - @ izabellevalladaresoficial


 



Comentários