ENCICLOPÉDIA GRECO-FRANCESA - Org. Izabelle Valladares



Este Re_Comendo Livros, traz o registro do lançamento da Enciclopédia Greco-Francesa, editada pela Literarte, sob a coordenação de Izabelle Valladares com o apoio de ALUBRA e da Academie Du Dévouement Nacional France em 2019.
Nesta obra dentre vinte biografias em grego, estou na página 13, completam a edição mais dezesseis biografias em francês.
Assim trinta e seis autores lusófonos somam ao seu curriculum literário um apresentação de si e de sua obra em outros idiomas, o que perfaz a possibilidade de serem conhecidos por outros leitores.
Assim, esta iniciativa vem ao encontro do que penso ser um livro, a saber:
Um relicário onde cada autor deposita as suas melhores impressões, um palco onde se encontra novas histórias, no sentido de quê nada é velho ou ultrapassado, mas apenas desconhecido ou ainda não notado.
Um livro ao que discrimina o passado, insinua um possível futuro, e no instante em que é lido é entretenimento, é fonte de cultura, de informação...
No meu caso em particular, fiz uma pequena e breve apresentação de minhas andanças literárias, com ênfase na amizade que esta me proporcionou, a saber; a amizade e parceria com o poeta Roberto Ferrari de São Paulo.
Teço algumas linhas falando de minha genealogia, ato que desejo ser de homenagem àqueles que proporcionaram a minha vinda a este mundo...  Ao mundo das coisas e ao mundo dos sentidos, que se amplia na medida que trava contato com outros escritores e escritoras, sobretudo lusófonos, dado a proximidade linguística.
No mais, esta Enciclopédia Greco-Francesa aproxima mundos diferentes, culturas diversas, que a curiosidade ou o aprofundamento literário proporciona!
Num mundo globalizado, é importante e fundamental que se criem pontes, que se firmem laços de cooperação e de divulgação literária, dentre outras, entre as pessoas e os povos, mesmo que em algum momento se apresente algum entrave linguístico... - Nada que um bom tradutor não resolva, não é verdade?
Soma-se ao que já expus o espirito empreendedor de Izabelle Valladares, que imprime aos seus projetos ineditismo, jovialidade, visão social, e sobretudo valorização de todos os autores e autoras com os quais trabalha.
A Literarte no decorrer de sua história apresenta-se como elo entre pessoas, culturas, ultrapassando as fronteiras que a mente humana criou para si, e Literarte é ponte de ligação da sensibilidade humana, pouco importando onde esteja geograficamente situada!
Por estes motivos tenho muito prazer em figurar neste volume, que é uma edição bem cuidada com o selo sempre impecável da Literarte.
No mais, digo a quem possa ter o prazer de folhear esta obra, dentre trinta e seis autores e autoras " Eu Faço P_Arte "!



Comentários