RE_COMENDO_MAIS / AGENDA- MARÇO - Exposição O Circo que nos habita

 Exposição O Circo que nos habita 17/03 a 16/04:

 

O circo que nos habita


O objetivo da exposição é pensar no circo como uma grande família que se organiza para colocar em cena cotidianamente o espetáculo da vida. A própria palavra circo vem do latim “circus”, que significa “circunferência", aludindo ao espaço do picadeiro, local em que as ações se desenvolvem para o público, que engloba crianças, adultos e idosos.

Os circos, em sua origem, tinham muitas vezes o nome das famílias em torno da qual o grupo se formava, acrescentando agregados ou convidados. Não é tarefa fácil se “equilibrar” e “pular no vazio” para conviver com essa complexa dinâmica entre as questões familiares cotidiana e um trabalho que demanda atenção 24 horas por dia sete vezes por semana

Lidar com a programação de um espetáculo significa trabalhar, em nome do coletivo, com os vários especialistas em diversas habilidades, como malabaristas, equilibristas, trapezistas, palhaços, acrobatas e ilusionistas. Geralmente muitos atuam em mais de uma atividade, o que mostra a diversidade de potencialidades de cada um.

A exposição traz para as artes visuais o universo dos picadeiros que abrigam espetáculos itinerantes, com os assentos ao redor do palco, localizado embaixo de uma tenda ou coberto por uma lona. Assim como no circo, esperamos que, na cena final, com a exposição montada, todos os artistas agradeçam os aplausos da plateia, já ansiosa pelo próximo espetáculo do circo que habita cada um de nós e a sociedade como um todo.


Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Comentários

Postar um comentário

Seja muito bem-vindo(a), a sua opinião é muito importante!