RECOMENDO_MAIS / Além do meu olhar / Cosme Oliveira dos Santos


Hoje é dia 29 de Outubro, e no Brasil comemoramos o Dia Nacional do Livro, data criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.
Este Recomendo_Mais_Livros, vem nesta oportunidade abraçar à todos os escritores e escritoras brasileiros, enaltecendo a coragem e disposição de cada um, em levar a diante tal empreitada, que é árdua mas gratificante.
O nosso Recomendo_Mais_Livros é um blog de comentários sobre literatura e artes em geral, sem a pretensão de ter um crivo de critica literária, mas sim de ser um divulgador de obras e autores a que tem acesso...
Nesta oportunidade comentamos o livro de Cosme Oliveira dos Santos, "Além do meu olhar", por entendermos que o mesmo pode ser encarado como uma síntese do que sentimos e pensamos sobre livros... - Certos de quê não configurará um desmérito a qualquer outro autor ou obra, nem por conotação ou denotação, visto que este livro é semente de onde há de germinar outras publicações e porque entendemos nele a presença do espírito de um livro; ampliação de horizontes a partir da percepção de que a realidade nossa e do mundo está para além de nós...
E livros são janelas, são portas, são caminhos por onde trafegam as nossas sensibilidades se o permitimos...

Trago aqui o acréscimo da apresentação do poeta e escritor Manoel Hélio Alves sobre a obra, por entendê-la como um norte para a minha própria avaliação:

" Toda obra literária traz consigo uma história impressa em suas páginas, as quais revelam os caminhos traçados pelo autor.
O poeta Cosme Oliveira dos Santos mostra nas entrelinhas de sua obra "Além do meu olhar" um universo único, onde cada leitor encontrará em suas páginas a construção de verdades adormecidas pelo tempo.
O ato de escrever é mágico, porém, há várias formas de se ler um texto.
Quando estamos diante de um novo trabalho literário devemos abrir as nossas mentes e voltar o nosso olhar para o todo, é no todo que encontramos as particularidades.
Eu vejo um livro como uma construção diária, traz consigo elementos forjados no dia-a-dia de cada autor, um livro é uma página onde nossas impressões são estampadas, reveladas, onde verdades são escritas em frases curtas ou reveladas em pequenas doses.
Cosme Oliveira dos Santos traz a marca daqueles escritores que vivenciam o seu livro a cada instante de sua existência e prazerosamente compartilham com seus leitores suas vivências internas traduzidas em poemas."

Assim, existem livros que carecem de um certo distanciamento para serem melhor apreciados.

Distanciamento entre leitor e autor, devido às impressões percebidas por um, sobre o outro... Ainda mais quando a despeito das circunstâncias, o autor é de uma presença tão vigorosa, embora muito leve...

O livro "Além do meu olhar" é desde a capa em tons claros, um convite à poesia.

Para além das estruturas que se prestam a uma construção poética a poesia que se apresenta neste volume é cativante, amorosa, lírica!

De um caráter iluminado, positivo, libertador...

Tendo em vista que Cosme Oliveira dos Santos apresenta uma poética que valoriza o outro, quando assume que existem coisas, sentimentos, pensamentos que estão para além de uma percepção imediata, e que detém em si mesmas significados que vão além de um crivo particular...

As coisas e os serem são como são, a medida que podemos percebe-los pode até não abarca-las em sua totalidade...

E a poesia de Cosme Oliveira dos Santos ajuda por demais para que vejamos melhor, e com detalhamento, o que está ao nosso redor... E às coisas que estão guardadas dentro de nós!

Cosme Oliveira dos Santos é um vate, e a sua escrita tem poesia, daquela poesia que é inerente à própria vida, ingrediente da infância, gratidão pelas amizades, e de um profundo respeito ao amor!

" Além do meu olhar " é sentimento...

É um grito poderoso de quem tem coragem para gritar a plenos pulmões que a vida é bela e que vale a pena amar...

Por mais que evolem de nossas estradas tons de solidão e desamor...

Afinal, poetas e poesias, não são isso; chaves, janelas, possibilidades de novos caminhos, liberdades sonhadas...

Que qual chama ardente dentro de nós, anseiam tocar a todos, pelo bem que nos trazem, mas que as vezes estando perto de nós, estão longe, além do nosso olhar!

E parafraseando a poesia da contra capa deste "Além do meu olhar" de Cosme Oliveira dos Santos, finalizo os meus comentários:

Tudo é apenas um momento, onde nossos olhares se encontram e no qual o amor pode acontecer!


Biografia:

Cosme Oliveira dos Santos nasceu em Garça, no interior de São Paulo, morou por mais de 40 anos na Capital e reside atualmente em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista; é formado em Gestão Financeira e trabalha na Prefeitura de Santo André; é maratonista há 20 anos; ama escrever e participou de algumas coletâneas, a saber:

Antologia Poética - Coopacesso, 2021;

Prosas Urbanas - Coopacesso, 2021;

Poemas da Cidade - Coopacesso, 2021;

Salvante III - Dedilhando Pensamentos - Sarasvati, 2022;

Publicou poema no livro "Por trás do muro da escola, 2020: A Pandemia!, de Maria Lúcia Vieira Lima.

Participa do Sarau do Jabaquara, do grupo Luna e da Academia Contemporânea de Letras.

Serviço:

Cosme Oliveira dos Santos

"Além do meu olhar"

Editora Forja

São Bernardo do Campo - 2022

E-mail de contato: cosmeopaz@gmail.com 

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ter um brasileiro dedicado a literatura. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre falo: Deus coloca pessoas maravilhosas em nossos caminhos e na vida. Minha gratidão ao nobre escritor, poeta e grande amigo, Edvaldo Rosa, Manoel Hélio, e todos os outros amigos. Com essas belas palavras, fiquei muito emocionado, meu olhos marejaram. Eu aprendi ser grato as pessoas, e assim: com gratidão e muito amor, meus amigos, estão no meu coração. Ser alto não é ser grande, ser forte não é ter forço, e ter sensibilidade, humildade e saber partilhar. Isso o nobre escritor Edvaldo Rosa, Manoel Hélio a escritora Luana Nascimento, transbordam. Parece que vocês encarnaram o personagem Cosme Oliveira dos Santos, da vida e do livro Além do Meu Olhar. Esse parecer é de muita valia, e me fortalece ainda mais. Quem tem amigos, caminham com mais firmeza, com equilíbrio. Peço a Deus que: cuida, abençoe, proteja, e ilumine todos os meus amigos. Olha! A emoção foi forte, beijos em seus corações ❤️.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja muito bem-vindo(a), a sua opinião é muito importante!