DEZ E DEZ - Carlos koelho - Divulgação


Neste BIBLIOGRAFIA tenho por companhia Carlos Koelho, amigo de longa data, artista plástico e escritor.
Nesta oportunidade o tema é viagens no tempo, que empreendemos juntos pelas páginas do seu livro "Dez e Dez"
Na esteira do tema, tão presente na literatura mundial, Carlos Koelho apresenta nesta obra uma viagem no tempo empreendida por sua cativante personagem Elisa.
Não é uma viagem tecnológica, nem com o propósito de mudar o mundo, mas antes é a procura de uma retomada de rota de sua vida, onde Elisa se sinta mais plena e feliz.
Assim, este "Dez e Dez" é um delicado romance de amor...
É daqueles que questionam através de seus personagens as escolhas por eles feitas, e por extensão às que seus leitores tenham tomado em algum instante de suas vidas.
Neste romance leve, agradável à leitura, terno e humano, encontramos personagens bem costruidos, onde suas essências transbordam, aos olhos de seus leitores, a cada página. 
É um exercício de reconstrução de época, caracteristica esta que Carlos Koelho desenvolve com muita graça e desenvoltura, como no caso do romance "As belas e os lambretas", já divulgado por Edvaldo Rosa (1), e que será tema de live literária de Monique Machado no próximo 16/04.(2)
Assim, diante de meus olhos, "Dez e Dez" editado pela UICPAP, vai contando uma estória, ou seria história possível para qualquer ser humano que tivesse em seu poder um artefato mecânico com que pudesse viajar no tempo...
-  Afinal memórias afetivas e arrependimentos não bastam!
Por fim o desfecho deste "Dez e Dez" é arrebatador...
Lembrando apenas, que muitas das vezes; naqueles momentos de decisões cruciais, o desfecho dos fatos não dependem só de nós!
- Quantas máquinas do tempo seriam preciso para retornarmos aos momentos perdidos que jazem dentro de nós?
E das vidas que impactam, quantas seguiriam conosco por uma outra direção?
"Dez e Dez" de Carlos koelho é assim enquanto livro, expressão de arte, um instante, um chamado, quem me acompanhará neste caminho?

Edvaldo Rosa

Referências:





Biografia(1):

Nasci no bairro do Ipiranga, no dia 28 de Setembro de 1964. Meu primeiro contato com o mundo da literatura se deu com a leitura de um livro chamado Vida de Jesus, de algumas porções da Bíblia Sagrada e, como a maioria dos jovens, das histórias em quadrinhos, como Zé CariocaO Pato Donald, Turma da Mônica, Recruta Zero etc. Como gostava muito de uma série chamada Columbo, um detetive um tanto atrapalhado, porém muito inteligente, peguei gosto pela trama policial. 

Porém, a vontade de escrever teve como ponto de partida um filme, assistido durante a madrugada de um sábado insone, cujo título em português era Névoas do Terror, onde o detetive Sherlock Holmes enfrentava o famigerado Jack, o estripador, criando em mim uma grande curiosidade sobre o famoso detetive de Conan Doyle.

Na época eu trabalhava como Office Boy em uma empresa de construção civil, quando uma colega de trabalho, vendo o entusiasmo em que eu comentava aquele filme, me sugeriu procurar algum livro sobre o personagem, o que fiz em minha hora de almoço.

Assim, entrei em uma livraria na rua Pamplona e encontrei o clássico Signo dos Quatro, de Arthur Conan Doyle, da editora Francisco Alves, devorando o livro em um dia. A partir daí, comprei outros títulos do mesmo autor, mergulhando naquele mundo de investigações e crimes misteriosos, sempre desvendados pelo detetive de métodos pouco ortodoxos, mas muito eficientes, fazendo com que os investigadores da própria Scotland Yard parecessem meros amadores em relação à arte da investigação.

Assim me nasceu a vontade de escrever, sonhando, um dia, me tornar escritor de verdade, com livros publicados. 

Nessa época, quando os computadores ainda estavam longe de se tornarem acessíveis ao cidadão comum,  restava lançar mão da máquina de escrever, passando, assim,  os momentos de intervalo do trabalho, datilografando histórias de detetive, nunca concluídas.

Alguns anos mais tarde, quando fazia um curso de Letras pela Universidade Estácio, conheci o poeta Edvaldo Rosa, que escrevia e publicava seus trabalhos em um site chamado Recanto das Letras, me apresentando aquela plataforma e me incentivando a colocar minhas pequenas histórias ali. Foi quando reiniciei o ato de escrever, postando contos, como Cabeça de Batata, O Menino Loiro, Xeque Mate, Aquela Velha Partitura etc.

Não tinha pretensão alguma de publicar minhas obras, apenas considerava a possibilidade de imprimir meus trabalhos e encadernar, a fim de deixar uma herança cultural para minhas filhas.

Foi quando conheci a UICLAP, que se abriu outro horizonte em minha vida de escritor amador, e vislumbrei alguma possibilidade de publicação de forma independente (não que eu pense que exista independência plena, pois somos dependentes um dos outros o tempo todo).

Assim surgiu, como um sonho, minha primeira obra publicada: a história de amor entre Mike e Laura, dois jovens em uma época ambientada entre os anos 50 e 60, chamada As Belas e os Lambretas - Uma História dos Anos Dourados, e também uma obra da SÉRIE APRENDIZ DE DETETIVE, com o título O Segredo do Casarão Amarelo, que é a história de dois amigos, Rafa e Alice, que se envolvem em uma trama com o morador do casarão, e precisam contratar um detetive particular para ajudá-los. 

Assim, vamos seguindo, sempre atrás de um teclado de computador, cometendo o atentado de criar histórias, compartilhando com algum eventual leitor.


Fonte de pesquisa:



(1): https://uiclap.bio/carloskoelho



Comentários

  1. Apesar de ser um escritor, me faltariam palavras para agradecer! Agradeço de coração, meu amigo! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja muito bem-vindo(a), a sua opinião é muito importante!