Este Bibliografia tem o prazer de divulgar o livro O inventor de brinquedos de André Gandolfo, que traz uma homenagem à Manoel de Barros, o poeta pantaneiro.
Trazido à lume pela editora Universos, este volume que faz parte da Coleção Pequenos Leitores, vem ricamente ilustrado, com uma paleta de cores encantadora, envolvente e sagaz.
É o meio de registro de uma linguagem metalinguistica, poética, emotiva, sensível, onde André Gandolfo repercute o pensar e o sentir de Manoel de Barros, no que referência o Mestre, apresenta uma oposição clara às práticas cotidianas de nossos pequenos, e jovens em geral e de todas as faixas etárias.
A saber; entendendo que a tecnologia neste primeiro quarto do século 21, distância os seres humanos de um contato mais direto e íntimo com o que lhe confere humanidade, este O inventor de brinquedos, de André Gandolfo, propõe que se lance um olhar mais atento a tudo o que temos deixado à margem de nosso viver, mas que não deixaram de ser ou ter importância; o contato e a interação...
Sinto que apostando nas relações interpessoais, na observação da natureza, na valorização do tempo; enquanto palco para descobertas, este O inventor de brinquedos, indica um caminho possível de aprendizado, aculturamento, emancipação para nossos pequenos, para nossos jovens, inicialmente no particular e no âmbito privado, num fluxo que desembarcara numa sociedade melhor.
Não que se trate aqui de um juizo de valor definindo o que é bom ou mal, certo ou errado, mas antes da valorização da memória, do contato interpessoal, na comunhão entre diferenças, não de pessoas, mas sim de modos de entender a vida...
E acima de tudo, pensa o lúdico, sente a imaginação como molas promissoras de um virtuoso futuro!
Mas, não é a compreensão de si mesmo, e da natureza em que se esta inserido, que fez através da cognição o ser humano chegar até aqui?
O inventor de brinquedos de Andre Gandolfo, antes de tudo é poesia pura, reverência a um grande poeta, mas também um grito de alerta quanto a direção que se impõem à nossos jovens.
Quanto ao Bibliografia, nos perguntamos qual futuro teremos sem memórias...
Que tipo de sociedade seremos sem valorizarmos os contatos interpessoais!
Este Bibliografia vem antecedendo o dia das crianças, falando do livro O inventor de brinquedos de Andre Gandolfo, desejando que possamos ofertar aos nossos petizes mais das "coisas pequenas", das "insignificâncias" da vida, e menos bem menos dos bens de consumo, das modas passageiras e dos insinuantes sonhos contidos nos comercias de praticamente tudo, e em especial de margarinas...
Este O inventor de brinquedos de Andre Gandolfo é um livro,com atividades inclusas, objeto de arte, que vale pelo escrito, mas, muito mais pelo que nos permite rever, descortinar diante dos olhos,até então embaçados e antever!
Serviço:
O inventor de brinquedos
André Gandolfo
Universos Editora
Jales / São Paulo
2021
Contato:
Facebook: andreegandolfo
Instagram: andregandolfo_
Comentários
Postar um comentário
Seja muito bem-vindo(a), a sua opinião é muito importante!